segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Hip Hop piauiense produzindo cultura, produzindo identidade


O Centro de Referência da Cultura Hip Hop, a casa do hip hop em Teresina, no Parque Piauí, não cessa suas atividades. Sempre organizados e atentos, eles aprovaram o Projeto "Hip Hop Arte Produzindo Identidade" no Programa Petrobras Cultural na edição 2006/2007. E as ações do projeto continuam e começam a ter reflexos na cultura e na sociedade. "O projeto vem dando a jovens praticantes da cultura hip hop meios viáveis de produzir e escoar sua produção cultural, pois projeto trabalha para viabilizar intercâmbios nacionais e internacionais que possibilitem colocar o trabalho da cultura hip hop do Piauí num patamar de destaque no cenário nacional", explica Lamartine Silva, um dos gestores do Produzindo Identidade.

Várias atividades do projeto já aconteceram, outras continuam até hoje. Tudo começou com o Encontro Piauiense de Hip Hop, em junho de 2008. O evento reuniu representantes da cultura hip hop de várias cidades do Piauí, Nordeste, Sudeste e Norte. Na oportunidade, jovens de diferentes partes do país fizeram vários debates, sobre vários temas desigualdade racial, discussão de gênero, Hip Hop movimento ou cultura, debate sobre a dança de rua e criação de rede de comunicação do movimento Hip Hop Piauiense. Além de várias apresentações de artistas ligados à cultura hip hop. 

O "Produzindo Identidade" tem como maior objetivo o fortalecimento de grupos culturais através de cursos, workshops e apoio constante durante as atividades do projeto. Com vistas em gerar renda pra jovens com poucas oportunidades e fazer com que suas atividades culturais tenham autogestão após o desligamento do projeto. Assim, depois do Encontro de Hip Hop, foram selecionados ou formados vários grupos para serem apoiados. E em diferentes setores da cultura Hip Hop, tais como: grupos de rap, grupos de dança, artistas do grafite e produtores de grifes de moda street wear. 

Lamartine diz que "os grupos foram escolhidos por terem uma boa qualidade artística, além de se comprometem em fazer um trabalho de multiplicação". E isso vem dando resultado, visto que os produtos gerados vem satisfazendo pela qualidade e pelo alcance. "Em nenhum estado do norte e nordeste tem tantos grupos com trabalhos gravados. E a maioria deles busca se aperfeiçoar. Por exemplo, muito caras vem produzindo bases em computador com software livre e muitos caras já sabem editar seu próprio clipe. Isso é que é o resultado para o projeto de autonomia e qualidade cultural", comemora o gestor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário