terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Assessoria de Comunicação tem que ficar atenta e agir rápido


Uma das funções de uma assessoria de comunicação é ficar de olho no que repercute na imprensa acerca de seu cliente. E, se o que repercute não for bom, por ter sido veiculado errado ou de forma prejudicial, a assessoria tem que se mover e manifestar a verdade. Evitando da melhor maneira possível qualquer efeito negativo sobre o cliente atendido.

Abaixo você pode conferir um caso real que aconteceu com Roraima. Um jornalista escreveu uma nota no portal 180Graus e nela "colocava palavras na boca" de Roraima. Não vamos analisar aqui o que motivou o jornalista em questão a escrever sobre isso dessa forma. Veja você mesmo e tire suas conclusões:

Veja a nota publicada por ele:
"Deputado Frank Aguiar é atacado pelo músico Roraima
O músico Roraima está cheio de calundu pelo sucesso do cantor, deputado federal e vice-prefeito eleito de São Bernardo do Campo Frank Aguiar. 
De acordo com Roraima, que não é piauiense, Aguiar não estaria dando a mínima (e em alguns casos até prejudicando) artistas do Piauí que procuram espaço na cidade grande. 
Roraima afirma textualmente que Frank Aguiar jamais poderia ser mencionado como embaixador da cultura piauiense porque ele não tem feito nada por artista algum -- a não ser por si próprio." 
--Coluna 'Banda Larga' de Toni Rodrigues.

Agora veja o que temos a falar sobre o caso:
NOTA DE ESCLARECIMENTO E DIREITO DE RESPOSTA:

Queremos fazer correção em uma nota de Toni Rodrigues. O jornalista alegou que Roraima teria "atacado" Frank Aguiar em sua nota "Deputado Frank Aguiar é atacado pelo músico Roraima". Não é verdade! Roraima, que tem alma piauiense e faz muito por esse estado, mais do que muito piauiense de nascença, apenas disse em programa de rádio que Frank Aguiar não vem apresentando à grande mídia a música piauiense em geral. Assim, não poderia ser visto como Embaixador da MÚSICA piauiense. É importante salientar que Roraima não afirmou "textualmente" nada contra Frank Aguiar e NUNCA disse que o mesmo prejudicou quem quer que seja. Ao contrário do que "atacou" ou afirmou, indevidamente, o jornalista.

Em uma outra nota ("Frank começou cantando em trailler para estudantes universitários"), o jornalista escreve: "Frank é uma referência e seria realmente entristecedor se as palavras de Roraima fossem verdadeiras". Para saber se eram verdadeiras ou não, bastava uma ligação. Roraima é conhecido por sempre atender bem a todos, inclusive os jornalístas. Como isso não ocorreu, viemos prestar as devidas informações e ajudar o jornalista.

Agradecemos ao Portal 180Graus pelo espaço destinado ao nosso Direito de Resposta.
Nesse caso, ficaria o dito do jornalista como verdade se a assessoria não agisse. E esse atrito fotuito entre os dois seria incitado não pelas palavras de Roraima, mas, sim, pelo jornalista que achou por bem afirmar coisas em nome de Roraima. Roraima tem sua própria opinião acerca do que acontece na música, no Piauí e no Brasil, e acerca de Frank Aguiar. Mas não "atacou" ninguém como afirmou drásticamente o jornalista em questão no título de sua (equivocada) nota.


Nenhum comentário:

Postar um comentário